Carregando...

Notícias

Notícia

Quais os principais eventos e congressos que os contadores não podem perder neste ano

Em 2024, os profissionais da contabilidade têm encontros marcados com uma série de eventos e conferências.

Contadores e profissionais da contabilidade podem esperar um ano repleto de oportunidades de aprendizado e networking em 2024, com uma série de eventos e conferências de destaque. Estes eventos oferecem uma plataforma única para a troca de melhores práticas, insights de especialistas e a última tecnologia na área contábil.

Lista dos eventos:

1. Congresso Online Brasileiro de Contabilidade – CONBCON

O CONBCON é um evento totalmente gratuito que já carrega 8 grandes edições em sua história. Com mais de 321 mil horas de conteúdo consumido, já é considerado um dos maiores eventos online do setor no Brasil.

Com o formato online, milhares de contadores dos mais variados países têm a chance de se reunir em uma espaço digital personalizado, criado para a troca de experiências.

O último CONBCON aconteceu em 2023 com o tema “Construindo e humanizando a contabilidade do futuro” e realizou, pela primeira vez, um dia de imersão presencial com o CONBCON Experience, que contou com trilha, palestras e atrações exclusivas e proporcionou networking e feira de negócios aos participantes e parceiros.

Em 2024, o evento será realizado de 23 a 26 de setembro no formato online e no dia 27, de forma presencial. As inscrições serão abertas em breve.

2. 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC)

Considerado um dos maiores eventos contábil do Brasil, o CBC é visto como um grande marco para os profissionais do setor. O evento não é anual, e sim, realizado apenas de 4 em 4 anos, reunindo números expressivos de participantes e especialistas da área.

O CBC já reuniu grandes contadores de renome nacional e internacional e a sua programação costuma ser bastante envolvente, com temas técnicos e atualizações do setor.

O próximo Congresso Brasileiro de Contabilidade já tem data para acontecer. Ele será ministrado no Expocentro em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, nos dias 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2024, com inscrições e programação já disponíveis.

3. Conta Azul CON 2024

A CON é considerada a maior conferência de contabilidade e tecnologia da América Latina. Consolidada como uma referência em conteúdos para contadores, aborda grandes novidades para empresas contábeis, além de apresentar todas as ferramentas disponíveis no mercado para os contadores, a fim de acelerar e transformar o setor contábil.

A programação de 2024 já foi divulgada, com grandes nomes do empreendedorismo e do universo contábil, falando sobre inovação, tecnologia, contabilidade digital, gestão, estratégia e satisfação do cliente.

O CON 2024 vai acontecer nos dias 29 e 30 de agosto no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

4. Semana Paulista da Contabilidade

A bienal Semana Paulista da Contabilidade, organizada pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), representa um marco para a comunidade contábil em São Paulo e em todo o Brasil. Este evento acontece a cada dois anos, oferecendo uma plataforma abrangente para profissionais atualizarem conhecimentos e fortalecerem conexões.

A Semana Paulista da Contabilidade engloba palestras, workshops, apresentações de trabalhos científicos e uma vibrante feira de negócios. Seu propósito principal é impulsionar a atualização profissional e facilitar o networking entre os participantes, fomentando colaborações e discussões relevantes para a área contábil.

O último encontro ocorreu em 2022, e as expectativas estão voltadas para a próxima edição, agendada para setembro de 2024.

5. Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público

Promovido anualmente pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público é um evento que tem como objetivo promover o debate sobre as melhores práticas em contabilidade e gestão pública. O evento é destinado a gestores públicos, contadores, auditores, advogados e demais profissionais interessados no tema e já conta com 13 edições. A 14ª edição ainda não teve informações divulgadas.

6. ANEFAC

O Congresso ANEFAC é um evento anual promovido pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC), e reúne profissionais e especialistas das áreas financeira, administrativa e contábil.

A 26ª está prevista para acontecer nos dias 11, 12, 13 e 14 de abril de 2024, no Hotel Villa Rossa em São Roque, São Paulo.

7. Congresso Brasileiro de Auditoria Interna – CONBRAI

Promovido anualmente pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), o Congresso Brasileiro de Auditoria Interna é um evento que tem como objetivo discutir as melhores práticas em auditoria interna e gestão de riscos.Em 2023 a 43ª edição aconteceu em novembro com o tema “Mundo Híbrido: A integração entre passado, presente e futuro na Auditoria Interna”. A 44ª edição do CONBRAI ainda não teve informações divulgadas.

8. USP International Conference in Accounting

O USP International Conference in Accounting é um dos eventos mais consagrados da área contábil no Brasil, com o objetivo de estimular a realização de pesquisas que fundamentam teoricamente explicações para os fenômenos intrínsecos da contabilidade.

Assim como em anos anteriores, o evento ocorre juntamente com o Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Durante a conferência, os participantes terão a oportunidade de assistir a apresentações de palestrantes renomados tanto no cenário nacional como internacional.Em 2023 o evento foi presencial e ocorreu no mês de julho na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP. O evento de 2024 ainda não teve seus dados divulgados.

Maiores eventos de contabilidade no mundo

  • PROLATINO – Congresso internacional de Contabilidade;
  • Congresso Internacional de Contabilidade Pública;
  • Engage;
  • Scaling new heights ;
  • BKX;
  • National association of tax professionals conference;
  • American accounting association annual meeting;
  • Synergy;
  • Digital CPA;
  • Accounting business Expo Melbourne;
  • AFAANS Conference;
  • Accounting business Expo Sydney;
  • Accountex;
  • International Accounting Forum & awards;
  • Accountex Summit Manchester;
  • EEA Congress;
  • Accounting and Finance Show Asia.
Chat