Notícias
Notícia
MG - É possível abrir uma empresa em seis dias
No decorrer do tempo têm sido introduzidas mudanças visando o aperfeiçoamento do processo.
					
					Fonte: DeFato OnlineTags: mg -				
				O prazo médio para a abertura de uma  empresa em Minas caiu de 14 dias, no ano passado, para nove dias neste  ano. Em Belo Horizonte, já é possível constituir uma empresa em até seis  dias, enquanto, em 2009, esse prazo era de oito dias, segundo  informações da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg).
Em novembro, foram abertas, em todo o  Estado, 4.528 empresas. Foram constituídas 1.817 empresas em Belo  Horizonte, 296 na região de Uberlândia, 246 em Juiz de Fora e Varginha, e  235 em Montes Claros. Por ramo de atividade foram 2.049 empresas do  setor de serviços, 2.047 do setor comercial e 432 industriais. No  acumulado do ano, foram abertas em Minas 53.779 empresas.
De acordo com a Jucemg, essa redução  do prazo para a constituição de empresas se dá em razão das medidas  adotadas após a implantação do Minas Fácil, um projeto iniciado em 2005,  com o objetivo de tornar mais simples e ágil a abertura de empresas no  Estado. Com essa iniciativa são reunidos em um único local os órgãos e  entidades responsáveis pela abertura de uma empresa e uma base de dados  única. A meta do Programa é garantir para apenas oito dias o prazo para  se abrir uma empresa no Estado.
No decorrer do tempo têm sido  introduzidas mudanças visando o aperfeiçoamento do processo. A última é a  padronização da Consulta de Viabilidade e do Módulo Integrador para  todas as 31 unidades do Minas Fácil, antes disponível apenas para Belo  Horizonte. Essa consulta de viabilidade permite ao empreendedor ter uma  resposta a sua consulta de forma mais rápida, eficaz e conclusiva, tendo  todas as informações necessárias para decidir sobre a abertura de sua  empresa.
Minas Fácil
O Minas Fácil é um programa do Governo  de Minas, que faz parte do projeto estruturador Descomplicar. Foi  criado para viabilizar a abertura de empresas simplificando,  racionalizando e desonerando o processo de registro e legalização;  reduzir custos e aumentar a eficácia dos órgãos envolvidos, atendendo a  demanda dos empreendedores e contribuir para o desenvolvimento econômico  de Minas e seu conseqüente desenvolvimento social.
O Módulo Integrador do Minas Fácil  possibilita que o empreendedor possa consultar em uma só tela os  registros e documentos gerados após a abertura da sua empresa, como o  CNPJ, Inscrição Municipal, Estadual e os Alvarás das Prefeituras e dos  Órgãos de Licenciamento, no caso de empresas de baixo risco.
Atualmente, a abertura de empresas  pelo Minas Fácil é feita em quatro etapas: na primeira, o empreendedor  ou seu representante acessa a página de Consulta de Viabilidade do Minas  Fácil e preenche um formulário com informações sobre o empreendimento; o  segundo passo deve ser feito no Cadastro Sincronizado, da Receita  Federal do Brasil, onde o empreendedor deve fornecer informações  necessárias para as consultas de viabilidade dos órgãos tributários como  a própria Receita Federal e a Secretaria de Estado de Fazenda. O passo  seguinte consiste em acessar o Módulo Integrador Minas Fácil, gerar o  pré-contrato social, no caso de sociedades limitadas ou o requerimento  de empresário (REMP), no caso de empresário individual, além dos  documentos de arrecadação necessários para a constituição de sua  empresa.
Por fim, é feita a entrega dos  documentos em uma das Unidades do Minas Fácil, cujo prazo para análise é  de oito dias. Estando tudo em ordem, o interessado é chamado para  assinar a documentação municipal e receber o contrato social, CNPJ,  inscrição municipal e estadual e o Alvará de Localização da Prefeitura.  Além disso, para as empresas classificadas como sem risco são  disponibilizadas a Declaração de Isenção de Alvará do Corpo de Bombeiros  e a Certidão de Dispensa de Licenciamento Ambiental.
As 31 unidades do Minas Fácil estão  instaladas em Araguari, Araxá, Belo Horizonte, Betim, Divinópolis,  Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Itajubá, Ituiutaba, Juiz de  Fora, Lagoa Santa, Lavras, Montes Claros, Muriaé, Nova Serrana, Passos,  Patos de Minas, Patrocínio, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre,  São Lourenço São Sebastião do Paraíso, Sete Lagoas, Três Corações, Ubá,  Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa.