Notícias
Notícia
GO - Delegacia emite nota avulsa para contribuintes
A mudança, que troca o sistema atual, de nota manual, pela eletrônica, para maior número de contribuintes, proporciona várias vantagens ao fisco.
A Delegacia Regional de  Fiscalização de Goiânia, da Secretaria da Fazenda, passou a emitir a  Nota Fiscal Avulsa Eletrônica a todos os interessados (produtor rural,  extrativista e contribuinte eventual) desde o dia 1º deste mês. Na  segunda quinzena de outubro a emissão será estendida à agência que  funciona na sede da Pecuária, na Nova Vila, e até o fim deste ano o novo  sistema de emissão de nota deve funcionar em todas as delegacias da  Sefaz no Estado.
A  mudança, que troca o sistema atual, de nota manual, pela eletrônica,  para maior número de contribuintes, proporciona várias vantagens ao  fisco. Uma delas é o melhor controle sobre o pagamento do ICMS. Há ainda  a integração dos documentos na Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), o que  facilita o pagamento do imposto ao contribuinte.
Desde  setembro de 2008 a Fazenda adota regras para expandir uso da nota  eletrônica entre os produtores rurais. Na época, foi baixada instrução  para o produtor acobertar a operação de venda do gado bovino ou bufalino  com a NF-e no trânsito para o abate no frigorífico. No dia 1º deste mês  mais sete mil contribuintes, de mais de 200 atividades econômicas,  passaram a ser obrigados a emitir a nota eletrônica em Goiás.