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ES - Secretaria da Fazenda facilita a abertura de empresas no Estado
O projeto é parte do programa Mais Fácil, da Sefaz
Abrir uma empresa no Estado vai ficar mais fácil. A Secretaria de Estado  da Fazenda (Sefaz) começa a implantar, na próxima quarta-feira (13), o  projeto Cadastro Simplificado (Cadsim), para desburocratizar os  processos de concessão de inscrição estadual e alteração de dados  cadastrais das empresas. No início, o projeto vai atender a um grupo de  contribuintes circunscritos à Agência da Receita Estadual da Serra, mas  até o final deste ano deve chegar a todos os contribuintes do Estado. As  medidas estão previstas no decreto 2595, publicado nesta quinta-feira  (07) no Diário Oficial.
A partir do dia 13, contribuintes circunscritos à Agência da Serra - que  atende também os municípios de Fundão, Santa Teresa e Santa Maria de  Jetibá - não precisarão mais ir até a unidade da Receita para abrir uma  empresa. Para obter a inscrição estadual, bastará fazer o registro na  Junta Comercial, que vai enviar as informações à Sefaz por meio  eletrônico. No modo atual, o contribuinte registra o ato na Junta  Comercial e, em seguida, leva a documentação, junto com a Ficha de  Atualização Cadastral (FAC), a uma agência da Receita, para que as  informações sejam processadas pela Sefaz. 
Até o dia 12 de novembro, a medida vale apenas para as inscrições de  contribuintes da Serra que tenham contabilistas indicados pelo Conselho  Regional de Contabilidade (CRC) à Sefaz. A previsão é de que, após esta  data, a nova rotina também possa ser seguida no caso de alterações de  dados cadastrais das empresas, mas ainda por um grupo específico de  contabilistas.
Segundo a supervisora da Agência Virtual da Sefaz e gestora do projeto,  Juliana Audi, a expectativa da Secretaria da Fazenda é abrir o Cadsim  para os contribuintes em geral, de todo o Estado, até o final do ano. 
O projeto é parte do programa Mais Fácil, da Sefaz, que tem por objetivo  a utilização de modernas tecnologias da informação e comunicação para  dinamizar a prestação de serviços à sociedade e democratizar o acesso à  informação.  
PROCESSO 
A supervisora explica que, na nova modalidade, o contribuinte checa a  viabilidade da constituição ou alteração de dados da empresa pelo  Registro Mercantil Integrado (Regin), no site da Junta Comercial  (www.jucees.es.gov.br). 
Com a aprovação dos órgãos envolvidos (Jucees, Sefaz e prefeitura), o  contribuinte solicita o CNPJ no site da Receita Federal do Brasil  (www.receita.fazenda.gov.br). Em seguida, registra o ato na Junta, que  repassa as informações à Sefaz, por meio eletrônico, para que a  inscrição estadual seja gerada automaticamente. O contribuinte acompanha  todo o processo na internet, pelo Regin. 
Juliana destaca que as vistorias que a Sefaz julgar necessárias e a  análise da documentação específica - prevista somente para um  determinado grupo de contribuintes - serão realizadas após a concessão  da inscrição estadual. Essa documentação específica será recebida pela  central de análise do Cadastro Simplificado, que funcionará nas  dependências da Junta Comercial. 
De acordo com a gestora do projeto, os contribuintes poderão obter mais  informações no manual de orientação do Cadsim, que estará disponível em  breve no site da Sefaz (www.sefaz.es.gov.br).