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ES - Sefaz lança Portal do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)
Na página, o contribuinte irá encontrar também a legislação do CT-e e poderá fazer consultas sobre a autenticidade dos documentos.
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) põe em prática mais uma medida  para facilitar o trabalho dos contribuintes e lança nesta quarta-feira  (29) o Portal do CT-e. Por meio desse portal, as transportadoras poderão  se credenciar para emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico  (CT-e), não sendo mais necessária a visita de um representante a uma das  agências da Receita Estadual. 
Na página, o contribuinte irá encontrar também a legislação do CT-e e  poderá fazer consultas sobre a autenticidade dos documentos. O acesso ao  Portal do CT-e é feito pelo site da Sefaz (www.sefaz.es.gov.br). Basta  clicar no link Sped (Sistema Público de Escrituração Digital). 
O gerente de Tecnologia da Informação da Sefaz, Edésio Medeiros Assad,  lembra que essa é mais uma ação dentro do programa Mais Fácil, da Sefaz,  que tem por objetivo a utilização de modernas tecnologias de informação  e comunicação para democratizar o acesso à informação e dinamizar a  prestação de serviços públicos com foco na eficiência e efetividade das  funções governamentais.
Atualmente, seis empresas de transporte rodoviário emitem CT-e no  Estado, de forma voluntária. A previsão é de que esse procedimento  comece a ser obrigatório para alguns segmentos a partir de julho de  2011, conforme protocolo a ser assinado pelo Conselho Nacional de  Política Fazendária (Confaz). 
O CT-e é um sistema que armazena digitalmente informações sobre a  movimentação das mercadorias, desde a retirada até a entrega, e foi  regulamentado em junho deste ano pela Sefaz, nos termos do Ajuste Sinief  09/2007. De acordo com o gestor do projeto, Deuber Luís Vescovi de  Oliveira, já foram autorizados cerca de 21,6 mil desses documentos no  Estado.  
O gerente de Contabilidade da Atlas Transportes e Logística, Wilton  Fernandes, afirma que, entre as vantagens da adoção do CT-e, estão a  redução dos custos com impressão e arquivamento dos papéis, maior  segurança na emissão dos documentos, pois o sistema evita a ocorrência  de erros, e maior agilidade nos processos. 
Sediada na capital paulista, a empresa com filial na Serra começou a  emitir CT-e no Espírito Santo em agosto. “No sistema antigo, o documento  era impresso em cinco vias. Agora, apenas uma é impressa. Como o  armazenamento das notas é eletrônico, dispensa que se tenha um espaço  físico para guardar as vias. E, como a fatura chega ao cliente via  internet, não há mais o gasto com correio”, explica Fernandes. 
Para aderir ao CT-e, as empresas devem ser credenciadas junto à Sefaz e  ter certificação digital e o software emissor do CT-e, que é usado para  fazer a comunicação com a Secretaria, por meio da Internet. Esse tipo de  documentação é válido em todo o território brasileiro.
Vantagens do CT-e
- Simplificação e mais rapidez na emissão dos documentos; 
- Dispensa da Autorização de Impressão de Documentos Fiscais (AIDF) nas  agências da Receita Estadual, com a autorização concedida via Internet; 
- Redução de custos de impressão, aquisição de papel e armazenamento dos documentos; 
- Validação automática do documento fiscal no momento da emissão;
- Facilidade de troca de informações entre as empresas, por meio eletrônico;
- Validade jurídica garantida pela assinatura digital do emitente.
Saiba mais: 
As empresas interessadas em utilizar o Conhecimento de Transporte  Eletrônico (CT-e) podem entrar em contato com a Sefaz, pelo telefone  (27) 3636-4058, ou pelo e-mail [email protected].